O grupo Meninas de Sinhá formado por 21 pessoas em quase sua totalidade mulheres com idade entre 61 e 87 anos moradoras dos bairros Vera Cruz Taquaril e Alto Vera Cruz periferia de Belo Horizonte. Bastante conhecido culturalmente e por seu compromisso social o grupo nasceu de encontros sociais em 1996 idealizado por Dona Valdete Cordeiro que se preocupava com a autoestima de suas vizinhas usuárias de fortes medicamentos para depressão. Assim Meninas de Sinhá vem do desejo de compartilhar experiências e elevar a autoestima sendo atualmente referência nacional quando o assunto é transformação social e psicológica por meio da cultura. A arte de cantar dançar e relembrar antigas cantigas de roda cirandas e brincadeiras infantis deu frutos e trouxe importantes prêmios. Para manter as atividades e valorizar a pessoa idosa a entidade promove projetos que produzem cd?s dvd livros e turnês onde as mulheres cantadeiras realizam shows e oficinas tendo já percorrido mais de 30 cidades no Brasil e por duas vezes em Wroclaw Polônia sendo reconhecidas por onde passam como um exemplo a ser seguindo por todos os idosos do mundo!
O projeto promoverá um intercâmbio para enriquecimento cultural entre as Meninas de Sinhá e o Grupo Mulheres do Jequitinhonha*. Os encontros serão para troca de vivências das práticas e saberes tradicionais que inspiram ressignificam e potencializam nossas formas de existir e resistir.
Serão realizadas oficinas de enriquecimento musical aprimoramento em redes sociais finanças e orientações para o cuidado ao idoso não institucionalizado na sede da instituição bairro Alta Vera Cruz e em outros 05 locais da Regional Leste de BH.
Com a pandemia da COVID-19 os idosos beneficiados pelo Grupo Cultural Meninas de Sinhá demonstraram interesse em aprender a utilizar corretamente a internet mídias sociais e em temas relacionados à educação financeira instrução para economizar evitar abusos melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Pensando nisso o projeto também ofertará oficinas para idosos da comunidade beneficiada pelas Meninas de Sinhá que permitirão o aprendizado e troca de saberes entre os participantes